Informativo da Missão Zero - Dezembro 2018 / News December 2018


[ENGLISH TEXT BELOW]

Lyon, 16 de dezembro de 2018.


Bonjour queridos irmãos em Cristo,

Nestes dois últimos meses tivemos muitos motivos para nos alegrarmos, mesmo frente ao desafio de fazer missão em um país tão secularizado. Desta vez compartilhamos nossas notícias com um olhar um pouco mais analítico:  

Atividades regulares da Missão Jeepp

1. Grupo A Plus - Universitários e Jovens Profissionais Protestantes
O grupo com o qual temos trabalhado mais de perto e estamos preparando para a continuidade da missão em Lyon segue crescendo gradativamente e hoje já temos umas 30 pessoas que participam das atividades. Percebemos que aos poucos o pessoal percebe que pode convidar seus amigos não cristãos e o novo local da missão na igreja luterana realmente favorece esse acolhimento para aqueles que são mais reservados com relação à igreja. Houve 2 encontros durante este período nos quais tivemos que repensar nossa organização de mesas e cadeiras por causa do grande número de presentes (em um deles tivemos 5 visitantes na mesma noite: três iranianos que querem descobrir mais sobre a fé cristã e duas estudantes de antropologia que estavam realizando um trabalho sobre religiões – nos dois casos as pessoas foram convidadas pelos nossos estagiários Lucas e Rodolfo).

Um dos desafios que temos com este grupo é levá-los a uma discussão a partir do aprofundamento de sua leitura bíblica, e não simplesmente a partir daquilo que “ouviram falar” (opinam e criticam seguindo o pensamento corrente na sociedade, mas nunca buscaram na Bíblia algum conhecimento). Percebemos que mesmo que muitos destes jovens tenham crescido em famílias protestantes, eles têm muitas dúvidas com relações à temas e doutrinas básicas da fé cristã. E justamente para expor estas dúvidas e discutir sobre elas, o formato do Curso Alpha tem nos ajudado muito. Hoje já adquirimos uma confiança do grupo a ponto de eles não terem vergonha ou receio de dizer que não crêem que Jesus é Deus ou que não vêem razão para pedir perdão a Deus, por exemplo.

Outro desafio é saber gerenciar as atividades que propomos para não sobrecarregar ninguém, pois para os universitários franceses os estudos são como um verdadeiro trabalho, e facilmente passam 8 horas por dia estudando. Nas semanas de revisão antes das provas todos eles desaparecem e dificilmente saem de casa.

Durante este tempo também temos observado e conversado com pessoas do grupo pensando na formação de nosso no grupo de ação, o grupo base do projeto. Percebemos que alguns já estão bem engajados, mas ainda não preparados para participar do grupo base. Vamos ter cautela para escolher as pessoas, pois não queremos simplesmente convidar aqueles que vêm todas as semanas, mas sim levar em consideração a caminhada de fé e as convicções de cada um.


2. Permanências nas tardes de segunda à quarta-feira
Este período em que abrimos as portas da igreja para receber as pessoas seguem em teste. Isto porque em alguns dias não recebemos ninguém, mas em outros várias pessoas aparecem, principalmente vizinhos curiosos com a igreja que nunca haviam visto aberta. Geralmente o dia em que recebemos mais pessoas é nas segundas-feiras, pois o pessoal chega mais cedo e para ficar para a reunião do grupo A Plus a noite.

Um outro teste neste período até o fim do ano é com relação ao aquecimento do local, primeiro porque tínhamos dúvidas se com o equipamento de aquecimento existente conseguiríamos deixar a igreja em uma temperatura confortável. Além disso, logos vamos receber a primeira conta de gás e eletricidade com o aquecimento funcionando quase que continuamente e saberemos o custo real para o funcionamento das permanências.

Contudo, na semana passada tivemos mais uma resposta com relação ao fato de valer a pena ou não estarmos disponíveis para receber pessoas com a igreja aberta: recebemos um casal de iranianos, freqüentadores de uma igreja caseira em seu país, que passava férias na Europa e foi surpreendido com a notícia que não podem voltar para casa, pois a polícia iraniana tem uma ordem de prisão para eles (no Iran todos “nascem” muçulmanos e mudar de religião é crime, podendo ser punido até com pena de morte). Agora este casal se encontra nesta situação que lhes obriga a tornarem-se refugiados, pois apenas desta forma e com algum tempo talvez possam adquirir o direito de trabalhar na França e assim conseguir algum sustento. Eles já sentem muita falta da família e logo ficarão sem dinheiro, mas felizmente temos encontrado algumas pessoas que estão ajudando de alguma forma, principalmente outros iranianos refugiados em Lyon.

3. Curso Alpha na Casa de Estudantes St Bernard
Nesta terceira semana de dezembro o Curso Alpha está terminando. O que experimentamos durante este tempo foi ter pelo menos as mesmas 3 pessoas em quase todos os encontros e outro participantes esporádicos. Mas, apesar do número de participantes, as discussões sempre foram ótimas, de forma que as pessoas sempre se sentiram a vontade para darem suas opiniões e escutarem os outros, mesmo que conversar sobre religião não seja um assunto comum ou fácil para todos (como compartilhou conosco um jovem chinês, que nunca havia tido esta oportunidade por causa do fechamento de seu país ao ocidente e à religião).

E, sendo o trabalho de evangelismo algo que passa pelo estabelecimento de relacionamentos de amizades, temos convidado estes jovens para outras atividades. O que percebemos é que eles estão abertos para darmos sequência após o término do Curso Alpha, possivelmente faremos um tempo devocional com louvor e estudo bíblico.

Um outro aspecto importante deste trabalho é o ecumenismo. Destacamos isto justamente por saber do peso negativo que esta palavra tem no Brasil. O que temos encontrado aqui em Lyon são irmãos e irmãs de várias denominações que pensam na missão e sonham com o avanço do evangelho em união. Este caminhar conjunto pode inclusive também nos beneficiar com a possibilidade de alojar para o ano letivo 2019-2020 nesta casa de estudantes universitários protestantes que estejam interessados em participar das atividades da missão conosco (ler abaixo sobre a “Maison d’Unité”).

Atividades de destaque 

27 - 29/10: Car Aimant Kiff 
Participamos do acampamento de adolescentes/jovens da região Centro-Alpes-Rhône, com o objetivo de nos apresentar tanto para aqueles que possivelmente vêm fazer seus estudos em Lyon quanto para a equipe regional jovem, que organizou o acampamento e com quem podemos trabalhar em parceria no futuro. Fomos muito bem recebidos e tivemos a oportunidade de darmos nosso testemunho como missionários e falarmos do projeto em Lyon.

18/11: Culto da Missão Jeepp na Igreja Luterana de Lyon
Temos planejado realizar um culto em cada comunidade protestante de Lyon durante o ano 2018-2019, com o objetivo de apresentar o trabalho que realizamos mostrando uma liturgia menos rígida na celebração do culto e colocando os jovens a serviço da igreja. Tivemos mais de 10 jovens envolvidos no culto conosco, responsáveis pelas leituras bíblicas, orações e louvor. 

23 - 24/11: Sínodo Regional
Como a região Centro-Alpes-Rhône é uma das parceiras de nosso projeto no nível local, cremos ser importante apresentar o projeto da Missão Jeepp para esta que é a instância máxima da região (o sínodo equivale ao concílio da igreja no Brasil). Tivemos a oportunidade de fazer uma breve apresentação diante dos mais de 200 participantes das plenárias, de montar um pequeno stand onde podíamos receber as pessoas e falar um pouco mais do projeto e também de inserir nosso material de divulgação com nossos contatos nos dossiês de todos os participantes. 
Isso nos proporcionou estabelecer contato com pastores que estudam a possibilidade de implantar projetos com universitários em outras cidades e também de mostrar que estamos presentes para receber os jovens protestantes de outras cidades.

01/12: Retiro do Curso Alpha (Casa de Estudantes St Bernard)
Mesmo com o frio, tivemos uma ótima oportunidade de passar um dia em um local diferente, fora da casa de estudantes e assim fizemos o retiro na Igreja Protestante de Oullins, que possui um belo e grande jardim. Tivemos poucos participantes, mas foi um tempo muito legal. E inclusive recebermos algumas pessoas pela primeira vez.

06 - 09/12: Fête dês Lumières (Festa das Luzes)
Propusemos sair junto com o grupo A Plus para curtir a famosa Festa das Luzes de Lyon (a cidade recebe mais de 1 milhão de turistas neste fim de semana todos os anos). Assim, planejamos um tempo de comunhão com um pequeno lanche antes de sairmos ao centro da cidade para vermos as projeções de luzes. Este tempo convivial permitiu a nós e ao pessoal do grupo convidar algumas pessoas com quem temos contato, mas que ainda não haviam participado de nenhuma de nossas atividades.

12/12: Reunião Maison d'Unite (Casa da Unidade)
O projeto Maison de l’Unité nasceu em Paris, e propõe um ano de convívio em comum para estudantes cristãos de diferentes confissões. No dia 12 de dezembro um grupo formado por protestantes, católicos e anglicanos se reuniu para discutir sobre a possível implantação deste tipo de “república” em Lyon, o que pode impactar positivamente o projeto da Missão Jeepp, pois podemos receber alguns estudantes que queiram se engajar com o projeto por um ano.

Fatos importantes

Durante estes dois últimos meses também demos passos importantes no que diz respeito a nossa situação como estrangeiros na França: solicitamos nossas carteiras de motorista francesas e também demos entrada com os papéis para a renovação de nossos vistos. Já recebemos a boa notícia que nosso novo visto terá validade para 4 anos.

No âmbito da “gerência” local do projeto, a instância local responsável pelo projeto é o consistório, com representantes de todas as paróquias da região. Para os próximos meses, nosso objetivo é melhorar a comunicação sobre as informações do projeto com cada paróquia, através dos pastores que as representam e também lhes enviando estes nossos informativos traduzidos para o francês, os quais são revisados e reescritos de uma forma mais simples para serem publicados nos jornais paroquiais

→ Continue orando pelos próximos passos do Projeto França e da Missão Jeepp ← 
- Pela consolidação dos relacionamentos entre os membros do grupo de estudantes e jovens profissionais;
- Pelo desenvolvimento do trabalho de evangelismo e de consolidação da fé destes jovens; 
- Pela formação do grupo de ação (grupo base), que será a base para a continuação do projeto após a fase de implantação.

Siga nossas páginas nas redes sociais e receba nossas notícias em primeira mão em francês:
_______________     _______________


Lyon, December 16, 2018.
Bonjour dear brothers and sisters in Christ,

In these last two months we had many reasons to rejoice, even facing the challenge of working in a mission in a country so secularized. This time we share our news with a slightly more analytical look: 

Regular Mission Jeepp Activities

1. Group A Plus – University Students and Young Professionals
The group with which we have been working more closely and are preparing for the continuity of the mission in Lyon grows gradually and today we have about 30 people who participate in the activities. We see that little by little people realize that they can invite their non-Christian friends and the new mission site at the Lutheran church really favors this welcoming to those who are more reserved about the church. There were 2 meetings during this period in which we had to rethink our organization of tables and chairs because of the large number of attendees (in one of them we had 5 visitors the same evening: three Iranians who wanted to find out more about the Christian faith and two students of anthropology who were doing an academic assignment on religions - in both cases people were invited by our interns Lucas and Rodolfo).

One of the challenges we have with this group is to lead them to a discussion from deepening their biblical reading, not simply from what they have "heard" (they think and criticize following current thinking in society, but never looked for some biblical knowledge). We realize that even though many of these young people have grown up in Protestant families, they have many doubts about the themes and basic doctrines of the Christian faith. And justly to expose these questions and discuss them, the Alpha Course format has helped us a lot. Today we got the trust of the group to the point that they are not ashamed or afraid to say that they do not believe that Jesus is God or that they see no reason to ask for forgiveness of God, for example.

Another challenge is to know how to manage the activities we propose to not overload anyone, because for French university students their studies are like a real job, and they easily spend 8 hours or more a day studying. In the revision weeks before the exams they all disappear and hardly leave home.

During this time, we have also observed and talked with people in the group thinking about forming our action group, the project's base group. But we will be careful to choose these people, because we do not want to simply invite those who come every week, but rather take into account the faith journey and the convictions of each one.

From 06 - 09/12 we proposed to go out together with the group A Plus to enjoy the famous Festival of Lights of Lyon (the city receives more than 1 million tourists this weekend every year). So we planned an informal time with some snacks before we went out into the city center to see the light projections. This convivial time allowed us and the members of the group to invite some people with whom we have contact, but who had not yet participated in any of our activities.

2. Afternoon permanences from Monday to Wednesday
This period when we open the doors of the church to welcome people is still under test. This is because in some days we did not receive anyone, but in others, several people appear, mainly curious neighbors with the church that they had never seen open. Usually the day we get more people is on Mondays, as the people arrive early and stay for the A Plus group meeting in the evening.
Another test in this period until the end of the year is on site heating, first because we had doubts whether with the existing heating equipment we would be able to set the church temperature comfortable for a long stay. In addition, soon we will receive the first gas and electricity bill with the heating running almost continuously and we will know the real cost for the operation of the permanences.

However, last week we had another response to whether it was worth it or not to open the church during afternoons: we received a couple of Iranians, guests of a home church in their country, who were vacationing in Europe and were surprised by the news that they couldn’t return home because the Iranian police had an arrest warrant for them (in Iran all are "born" Muslims and the change of religion is a crime, and can be punished even with the death penalty). Now this couple is in this situation that forces them to become refugees, because only in this way and with some time perhaps they acquire the right to work in France and thus get some livelihood. They already miss their family very much and will soon run out of money, but luckily we have found some people who are helping in some way, mainly other Iranian refugees in Lyon.


3. Alpha Course at St Bernard Student Home
On the third week of December the Alpha Course ended. What we experienced during this time was having at least the same 3 people in almost all encounters and other sporadic participants. But, despite of the number of participants, the discussions have always been great, so people have always felt free to give their opinions and listen to others, even if talking about religion is not a common or easy subject for everyone (as he shared with us a Chinese young man, who had never had this opportunity because of the closure of his country to the west and religion).
And since evangelism is something that goes through the establishment of friendship, we have invited these young people to other activities. We realize that they are open for sequencing after the end of the Alpha Course, possibly we will do a devotional time with some worship, prayers and Bible study.
On the 1st of December we had our Retreat of the Alpha Course, to speak of the Holy Spirit. Even in the cold season, we had a great opportunity to spend a day in a different place, outside the student home and so we made the retreat in the Protestant Church of Oullins, which has a beautiful and large garden. We had few participants, but it was a really cool time. And we even got some people for the first time.

Featured Activities
27 - 29/10: Car Aimant Kiff
We took part in the teenage/youth camp in the Center-Alpes-Rhône region, with the goal of presenting ourselves both to those who are likely to attend university in Lyon and to the young regional team, that organized the camp, and with whom we can work in partnership in the future. We were very well welcomed and had the opportunity to give our testimony as missionaries and to talk about the project in Lyon.

18/11: Worship Service of Mission Jeepp at the Lutheran Church of Lyon
We plan to hold a worship service in each Protestant congregation of Lyon during the year 2018-2019, with the aim of presenting the work that we carry out showing a less rigid liturgy in the celebration of the service and putting young people at the service of the church. We had more than 10 young people involved at the service with us, responsible for Bible readings, prayers and worship and we received very positive feedback.

23 - 24/11: Regional Synod
As the Center-Alpes-Rhône region is one of the local partners of our project, we believe it is important to present Mission Jeepp to the highest instance of the region. We had the opportunity to make a brief presentation before the more than 200 participants of the plenary, to set up a small stand where we could receive the people and to talk a little more about the project and also to insert our publicity material with our contacts in the files of all the participants.

This enabled us to establish contact with pastors who study the possibility of implanting projects with university students in other cities and also to show that we are present to welcome young Protestants from other cities that arrive in Lyon.

Important Facts

During these last two months we have also taken important steps in regard to our situation as foreigners in France: we applied for our French driver's licenses and we also applied for the renewal of our visas. We have already received the good news that our new visa will be valid for 4 years.

Within the local "management" of the project, the instance responsible is the consistory, with representatives from all parishes in the area. For the next few months, our goal is to improve the communication of information about the project with each parish through the pastors who represent them and also sending them our newsletters translated into French, which are revised and rewritten in a simpler way, in order to be published in the parish newspapers

Keep praying for the next steps of France Project and Mission Jeepp
- For the situation of our Iranian friends, for their future, whether in France or back in Iran;
- For the development of the work of evangelism and consolidation of the group of students and young professionals;
- For the formation of the action group (base group), which will be the basis for the continuation of the project after the implementation phase of the project. 

Follow our pages on the social networks and get to know our news first-hand in French:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos - Acampamento de jovens em Taizé / Youth camp in Taizé

Vídeo - Curso Alpha / Alpha Course