Informativo da Missão Zero - Outubro 2017


Salut queridos amigos, irmãos e parceiros!

Este é o nosso primeiro informativo depois que chegamos em Lyon e com certeza temos muitas coisas para contar. Para começar: Chegamos no dia 26/09/2017 com uma diferença de 5 horas a mais que no Brasil – fomos recebidos no aeroporto por um casal super simpático que nos deixou na nossa casa. Nós moramos em uma das duas casas pastorais de uma das paróquias Protestantes de Lyons (Est Lyonnais) – a outra casa é uma república de estudantes e os pastores moram em suas casas na cidade. Gostamos muito de nossa casa: ela é grande e bem aconchegante, mas quase não tivemos tempo de aproveitá-la neste primeiro mês por aqui... e vocês já vão entender o motivo :

- No dia seguinte à nossa chegada, já tivemos nossa primeira reunião com parte da equipe de acompanhamento (alguns pastores, estudantes e professores universitários que vão nos ajudar a pensar o projeto), que veio para organizar nossa agenda para os primeiros dias aqui. Chegamos bem na época em que em Lyon aconteceram as celebrações em comemoração aos 500 anos da reforma protestante: Concerto com músicas de Bach; exposição sobre a história da Bíblia; mesa redonda para discussão sobre a importância da Bíblia com o cardeal católico (deu um banho de conhecimento bíblico e de teologia) + uma biblista protestante e + um pastor batista; espetáculo de teatro; Show do Hillsong França + Glorious (banda católica de Lyon) que reuniu mais de 1700 jovens; churrasco gigante e gratuito a todos (feito numa praça central da cidade) com apresentação de vários corais e alguns ateliês acontecendo ao mesmo tempo; culto especial no maior templo Protestante de Lyon (com presença de autoridades francesas); e o encerramento foi uma reunião de família que aconteceu num circo perto de nossa casa. Tudo isso aconteceu nas duas primeiras semanas que estávamos aqui e participamos de tudo.

- Observação: Todos estes eventos aconteceram de forma ecumênica em Lyon (entre católicos, protestantes e evangélicos). Para nós brasileiros isso pode parecer estranho ou até negativo, mas aqui na França as coisas são bem diferentes do Brasil – O Catolicismo francês reconhece a importância da reforma para a igreja de Cristo e muita coisa legal acontece por meio dessa parceria (nos próximos informativos, falaremos mais sobre isso).

- Nós estamos na 1ª fase do projeto, que consiste em observar o que já acontece nas igrejas protestantes de Lyon, fazer contato com as pessoas para que possamos organizar um grupo base para a plantação do projeto, conhecer o que outras igrejas fazem para os estudantes universitários e também conhecer a cultura da cidade. Acreditamos que esta fase é essencial para que o projeto seja construído em bases sólidas conforme os exemplos bíblicos de Neemias antes de reconstruir o muro de Jerusalém (Ne 2.11-20) e do apóstolo Paulo em Atenas (Atos 17.16-34). Então, além de participarmos de tudo isso que aconteceu, começamos a participar de algumas atividades das igrejas protestantes e dos cultos – cada semana participamos do culto em uma das igrejas e também de alguma outra atividade durante a semana (de preferência relacionada a jovens e estudantes). Em Lyon existem 5 igrejas protestantes (EPUdF) + 1 igreja Luterana (que infelizmente está deixando de existir) + 3 igrejas na grande Lyon, isso significa que nossas visitas de observação irão até janeiro.

Além disso, temos reunião chamada Pastoral, que acontece a cada 15 dias com todos os pastores da região – é onde nos interamos do que acontece em nível regional; temos também a reunião com a equipe de acompanhamento 1 vez por mês; também estamos ajudando desde que chegamos no Curso Alpha Campus, que acontece na Universidade Católica para os estudantes (junto com o padre capelão da universidade e 2 missionários Anglicanos); além disso, participamos do único grupo de jovens protestantes em Lyon (18-35 anos), que acontece 2 vezes por mês às segundas-feiras.

- Durante o mês de outubro:
• Recebemos a visita de Marc Schaefer (responsável nacional da Igreja Protestante Unida pelos trabalhos com jovens) – foi um tempo muito bom, onde ele explicou aos pastores de Lyon da importância e como o projeto irá funcionar. Isso porque somente 3 dos 11 pastores de Lyon acompanharam o desenvolvimento do projeto desde o início.

• Na metade do mês fomos a Nantes durante um final de semana para buscar nossas coisas que havíamos deixado lá. Com isso tivemos a oportunidade de rever a maioria dos nossos amigos e também visitamos nossa antiga casa.

• E no final do mês fomos a Estrasburgo (cidade francesa que já pertenceu a Alemanha) para as celebrações dos 500 anos da reforma em nível nacional – foi super legal! Aconteceram ateliês, teatro, espetáculos, apresentações musicais nas ruas e mini palestras por toda a cidade, de 27 à 29/10 - e no domingo aconteceu o culto XXL (extra extra grande) que reuniu por volta de 10.000 pessoas. Este final de semana foi também muito especial porque alguns de nossos amigos de Nantes estavam por lá e pudemos aproveitar tudo que estava acontecendo juntos – um verdadeiro tempo entre amigos e irmãos em Cristo!

Ficamos uns dias a mais em Estrasburgo para visitar uma “Aumônerie d’étudiants” ou em português
Capelania de estudantes (nome dado pelos franceses para projetos como o nosso) – conhecemos o pastor responsável e conversamos sobre o que eles fazem por lá: cultos e atividades. Nossa intenção é conhecer projetos com estudantes que acontecem aqui no país por conta das diferenças culturais – nem tudo que funciona no Brasil funcionaria na França.
- Surpresa do mês: Desde que chegamos, percebemos que todos estavam esperando nossa chegada –
muitas pessoas nos vários lugares que fomos vinham falar conosco como se nos conhecessem – não passamos despercebidos em nenhum evento ou programação que participamos – isso por que o projeto está divulgado em todas as igrejas EPUdF de Lyon e região.

Motivos de oração:
- Pela formação do grupo base – que Deus nos dê o discernimento e levante pessoas dispostas a fazerem parte dessa obra;
- Pelos últimos processos burocráticos de nossa contratação na França – ainda faltam alguns processos a serem concluídos por aqui (ex. acesso ao sistema de saúde francês).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos - Acampamento de jovens em Taizé / Youth camp in Taizé

Pequeno Relatório - Março/2017