Informativo Projeto França - Outubro 2020 / Mission Jeepp Newsletter - October 2020

Lyon, 23 de outubro de 2020.

Informativo Projeto França – Setembro e Outubro de 2020

Rendam graças ao Senhor, pois ele é bom; o seu amor dura para sempre. (1 Crônicas 16:34)

Bonjour queridos Amigos! Compartilhamos com vocês nossas informações dos últimos meses:

→ O novo ano letivo e a crise sanitária ←

Depois do período de férias de verão, chegou forte uma segunda “onda” de contaminações do corona vírus na França. Desta vez principalmente em jovens, inclusive pessoas ao nosso redor e dos nossos grupos já foram contaminadas. Para nossa festa de início de ano letivo (Rentrée), tivemos que celebrá-la em dois dias, 14 e 15 de setembro, para poder separar o público, pois estamos limitados a receber 34 pessoas por vez na Igreja Luterana. Tivemos cerca de 65 participantes no total, dos quais 40 jovens e 25 outras pessoas entre responsáveis de igreja, pastores e pessoas que vieram nas duas noites. Na ocasião tivemos os participantes do grupo A Plus e da Maison d’Unité juntos. Por causa da situação ainda complicada no país, o governo decidiu não impor um novo confinamento total, devido ao impacto na economia, mas instaurou desta vez um toque de recolher entre 21h e 6h em 8 metrópoles francesas. Isto influencia diretamente a organização de nossas atividades, visto que elas acontecem principalmente à noite.

Festa de Rentrée da Mission Jeepp

→ Atividades Regulares ←

1. Grupo de Estudantes e Jovens Profissionais (À PLUS) – Depois da nossa festa de “Rentrée” experimentamos uma baixa frequentação em nossos encontros. Ao mesmo tempo, vemos que a comunicação com as comunidades protestantes de Lyon tem funcionado melhor, vários jovens começaram a participar do grupo e chegamos a receber 3 novos participantes em um só encontro. De qualquer maneira, temos estado em contato constante com a maior parte do grupo, para saber como estão de saúde, emocionalmente e também os motivos pelos quais alguns não tem participado dos encontros. Percebemos que para todos este tem sido um ano complicado, seja no trabalho ou nos estudos. Há também aqueles que temem por sua saúde e preferem ainda ficar em casa. Inclusive tivemos uma de nossas participantes que veio a um encontro e testou positivo para o Covid. Como o caso só foi confirmado durante a semana, resolvemos inclusive cancelar o encontro da semana seguinte, para garantir que nenhum dos outros participantes iria desenvolver os sintomas e também para dar tempo para aqueles que quiseram fazer o teste. Vemos então que as medidas de distanciação física que temos tomado têm funcionado, e não houve nenhum caso de contaminação durante nossas atividades.

Para dia 19 de outubro estava prevista uma noite na nossa casa, onde iríamos falar sobre a viagem que fizemos a Israel em fevereiro deste ano. Mas, devido a situação atual, decidimos realizar uma noite de louvor e oração, para a qual a Maison d’Unité foi convidada a participar junto com o grupo À Plus.

2. Maison d'Unité – Começamos o ano letivo com 8 participantes fixos, 4 meninas e 4 meninos, a maioria vem de igrejas evangélicas, mais um católico e uma anglicana. Todos são muito interessados e abertos, e neste pouco mais de um mês que estamos juntos já temos um ótimo relacionamento. Um fator que influenciou positivamente foi termos feito um fim de semana de integração, nos dias 10 e 11 de outubro. Foi um tempo para orarmos e lermos a Bíblia juntos, para termos um tempo descontraído e nos conhecermos melhor. E no domingo fomos juntos ao culto na igreja anglicana.

Uma outra medida que tivemos que adotar para a Maison d’Unité foi a mudança do local do programa. Isto porque na casa de estudantes onde trabalhamos até o início deste ano, eles restringiram o número de pessoas que podem utilizar as salas simultaneamente, como medida de segurança para evitar a propagação do vírus. Então, junto com a equipe, decidimos realizar a atividade também na igreja Luterana, o que facilita muito para nós na preparação.

Fim de semana de integração

3. Permanência e Acompanhamentos – Desde o início deste ano letivo nosso espaço na igreja Luterana tem sido bem utilizado, inclusive uma outra associação de jovens (Coexister) pediu para usar o local regularmente para suas reuniões. Além disso, os jovens sempre chagam mais cedo para conversarem conosco nas tardes de permanência (esse ano acontecem só nas segundas-feiras). Além disso, uma participante da missão, com quem fazemos discipulado, começou a fazer um estudo bíblico com amigos dela que estão descobrindo a fé. E nós também seguimos acompanhando individualmente várias pessoas, o que tem se mostrado muito necessário devido a este tempo conturbado no qual vivemos.

→ Fatos importantes ←

→ Nossos vistos: No dia 11 de setembro fomos na prefeitura para a renovação de nossos vistos. Um atendimento que demorava 7-8 minutos para as outras pessoas demorou cerca de 40 minutos para nós, tamanha a complexidade encontrada pelos próprios agentes da prefeitura para compreenderem nossa situação. Eles disseram que realmente houve um erro na emissão de nossos vistos em 2019, onde nossa categoria foi trocada para um visto temporário sem motivo algum. Entregamos todos os documentos solicitados e para a renovação eles vão pedir também a mudança de nosso estatuto para termos direito novamente a um visto de longa duração (de trabalho). Estamos com o recibo que é emitido na ocasião (que nos permite sair do país), e devemos ter nossos vistos até o mês de dezembro.

→ Partida de muitos jovens: Desde setembro temos acompanhado muitos jovens que têm deixado Lyon. Alguns por mudanças relacionadas aos seus trabalhos e fim de estudos e alguns estrangeiros que não têm conseguido renovar seus vistos devido à dificuldade em encontrar emprego no país neste momento. Tem sido uma situação dura para nós, muitos amigos que partem em um curto espaço de tempo. Oramos para que o Senhor acompanhe estas pessoas em seus novos projetos de vida.

→ Falecimento de familiares de amigos: Durante o mês de outubro faleceram familiares próximos de três amigas nossas de Lyon, duas jovens que são líderes em suas comunidades e uma senhora que faz parte de nossa equipe cozinha, que perdeu um filho em um acidente de trânsito. Seguimos pedindo o consolo de Deus para estas famílias.

→ Para os próximos meses: Devido a este toque de recolher que estará em vigor pelo menos até início de dezembro, seremos obrigados a adaptar nossas atividades que ocorrem regularmente a noite. Para o grupo A Plus vamos propor os próximos encontros pela internet, com o objetivo de concluirmos os preparativos para o culto que celebraremos com os jovens da Mission Jeepp na comunidade do Terreaux no dia 22 de novembro (inclusive tentaremos preparar a pregação de forma colaborativa).

Para a Maison d’Unité havíamos pensado em também propor encontros online, tanto para o Curso Alpha quanto para as palestras sobre o ecumenismo. Porém, os jovens nos pediram para mantermos os encontros presenciais, pois é muito importante para eles este momento que temos juntos durante a semana. Os encontros durarão no máximo 1 hora (a ideia é assistirmos os vídeos das palestras com antecedência, e nos reunirmos somente para a discussão e um tempo de louvor e oração). 

Já a formação para preparar os jovens para a organização e coordenação dos encontros do grupo A Plus e coordenação de pequenos grupos a princípio terá que ser adiada, pois consideramos que encontros presenciais são importantes para podermos abordar todo o aspecto “técnico da preparação do trabalho”.

→ Dia da Mission Jeepp: No dia 17 de outubro tivemos este importante evento para compartilharmos a visão do trabalho da missão com todas as comunidades parceiras em Lyon e principalmente com o conselho das igrejas (o que é chamado de consistoire). Ficamos um pouco decepcionados com o número baixo de participantes do consistoire, mas mesmo assim a repercussão foi muito boa e a discussão e reflexão foram muito positivas. Todo o conteúdo produzido durante o encontro será disponibilizado para compartilhamento nas próximas semanas, e servirá como apoio para desenvolver o engajamento das comunidades locais no trabalho missional e missionário.

Jovens de todas as idades refletindo e discutindo sobre a missão em Lyon

Continue orando pelo Projeto França (Mission Jeepp)
Para o avanço das ações da Mission Jeepp visando o estabelecimento do trabalho da missão no futuro.
 Por toda a adaptação a ser feita para as atividades, para que encontremos as melhores maneira e os melhores horários para seguirmos compartilhando o evangelho.
 Pela situação da pandemia no Brasil, na França e no mundo.

 

Siga-nos nas redes sociais e entre em contato conosco

Siga nossas páginas nas redes sociais e receba nossas notícias em primeira mão:

- http://www.facebook.com/missionjeepp

- http://www.instagram.com/mission.jeepp

- http://www.facebook.com/aplus.lyon

- http://www.youtube.com/mateusfp

- missionjeepp@gmail.com

_______________     _______________

Lyon, October 23, 2020.

Newsletter France Project – September and October 2020

Oh give thanks to the LORD, for he is good; for his steadfast love endures forever! (1 Chronicles 16:34)

Bonjour dear friends! We share with you below, our information for the last months:

→ The new school yer and the sanitary crisis ←
After the summer vacation period, a second “wave” of corona virus contamination came on in France. This time mainly in young people, including people around us and in our groups, that have already been contaminated. For our beginning of the school year (Rentrée), we had to celebrate it in two days, September 14 and 15, in order to separate the public, since we are limited to receive 34 people at a time in the Lutheran Church. We had around 65 participants in total, 40 of whom were young people and 25 others including church coordinators, pastors and people who came in the two evenings. On the occasion we had participants from the A Plus group and from the “Maison d’unité” at the same time.

Because of the complicated situation in the country, the government decided not to impose a new total confinement, due to the impact on the economy, but this time installed a curfew between 9:00 pm and 6:00 am in 8 French metropolises. This directly influences the organization of our activities, since they happen mainly in the evening.

→ Regular Activities ←

1. Students and young Professionals Group (À PLUS) – After our “Rentrée” party, we experienced low attendance at our gatherings. At the same time, we see that communication with the Protestant communities in Lyon has been working better, several youths have started to participate in the group and we even received 3 new participants in a single gathering. Anyway, we have been in constant contact with most of the group, to know if there are healthy and how they are emotionally and also the reasons why some have not participated in the meetings. We realized that for everyone this has been a difficult year, whether at work or in studies. There are also those who fear for their health and still prefer to stay at home. We even had one of our participants who came to a meeting and has been tested positive for Covid.

As the case was only confirmed during the week, we even decided to cancel the gathering for the following week, to ensure that none of the other participants would develop the symptoms and also to allow time for those who wanted to make the test.
We see then that the physical distance measures that we had taken have worked, and there has been no case of contamination during our activities.
An evening was planned for October 19th at our house, where we would have talk about the trip we took to Israel in February this year. However, due to the current situation, we decided to hold an evening of praise and prayer, for which Maison d’Unité was invited to participate together with the À Plus group.

2. Maison d'Unité – We started the school year with 8 permanent participants, 4 girls and 4 boys, most of whom come from evangelical churches, plus a Catholic and an Anglican. Everyone is very interested and open, and in this little more than a month that we are together we already have a great relationship. One factor that had a positive influence was that we had an integration weekend, on October 10th and 11th. It was a time to pray and read the Bible together, to have a relaxed time and get to know each other better. And on Sunday we went to the Anglican church service together.

3. Permanencies and Accompaniments – Since the beginning of this school year our space in the Lutheran church has been well used, including another youth association (Coexister) asked to use the site regularly for its meetings. In addition, young people always come early to chat with us on the afternoons (this year they only happen on Mondays). In addition, a mission participant, with whom we make discipleship, started doing a Bible study with friends of hers who are discovering the faith. And we also continue to accompany several people individually, which has been shown to be very necessary due to this troubled time in which we live.

→ Important facts ←
→ Our Visas: On September 11th we went to the prefecture to renew our visas. A service that took 7-8 minutes for other people took about 40 minutes for us, such is the complexity found by the state officials themselves to understand our situation. They said there really was an error in issuing our visas in 2019, where our category was switched to a temporary visa for no reason. We delivered all the requested documents and for the renewal they will also request the change of our status to be entitled again to a long-term (work) visa. We have the receipt that is issued at the time (which allows us to leave the country), and we must have our visas by December.

→ Departure of many young people:  Since September we have accompanied many young people who have left Lyon. Some for changes related to their jobs and end of studies and some foreigners who have not been able to renew their visas due to the difficulty in finding jobs in the country at this time. It has been a tough situation for us, many friends who leave in a short time. We pray that the Lord will accompany these people in their new life projects.
 
→ Death of family members of friends: During the month of October, close family members of three friends of ours from Lyon died, from two young women who are leaders in their congregations and from a lady who is part of our kitchen team, who lost a child in a traffic accident. We continue to ask for God's comfort for these families.

→ For next months:  Due to this curfew that will be in effect at least until early December, we will be required to adapt our activities that take place regularly in the evening. For the A Plus group we will propose the next meetings over the internet, with the objective of concluding the preparations for the service that we will celebrate with the young people of Mission Jeepp in the Terreaux community on November 22 (we will even try to prepare the preaching in a collaborative way).
For Maison d’Unité we had thought of also proposing online gatherings, both for the Alpha Course and for lectures on ecumenism. However, the young people asked us to hold the face-to-face meetings, as this moment we have together during the week is very important for them. The meetings will last a maximum of 1 hour (the idea is to watch the videos of the talks in advance, and get together only for discussion and a time of praise and prayer).

And the training to prepare young people for organizing and coordinating A Plus group meetings and coordinating small groups at first will have to be postponed, as we consider that face-to-face meetings are important to be able to address the whole “technical aspect of work preparation”.

→ Day of Jeepp Mission: On October 17th we had this important event to share the vision of the mission's work with all partner congregations in Lyon and especially with the council of churches (the consistory). We were a little disappointed with the low number of consistory participants, but even so the repercussions were very good and the discussion and reflection were very positive. All content produced during the meeting will be made available for sharing in the coming weeks, and will serve as support to develop the engagement of local congregations in missional and missionary work.

→ Continue to pray for Mission Jeepp ←
→ For the advancement of Mission Jeepp's actions aimed at establishing the mission's work in the future.
→ For all the adaptation to be made for the activities, so that we find the best way and the best times to continue sharing the gospel.
→ For the pandemic situation in Brazil, France and the world.

→ Follow us on social network and contact us ←

http://www.facebook.com/missionjeepp

http://www.instagram.com/mission.jeepp

http://www.facebook.com/aplus.lyon

http://www.youtube.com/mateusfp

- missionjeepp@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos - Acampamento de jovens em Taizé / Youth camp in Taizé

Pequeno Relatório - Março/2017