Informativo Projeto França - Fevereiro de 2020/ News February 2020

[ENGLISH TEXT BELOW]

Lyon, 25 de fevereiro de 2020

Informativo Projeto França – Janeiro e fevereiro de 2020

"Na verdade, sei que o Senhor é grande, que o nosso Soberano é maior do que todos os deuses".
(Sl 135.5)

Atividades regulares da Mission Jeepp

1. Grupo A Plus – Universitários e Jovens Profissionais – No informativo anterior falamos sobre a diminuição na participação dos jovens entre novembro e dezembro, isso se deu por conta das provas e trabalhos que acontecem antes do Natal. Mas a partir de nossa festa de natal no dia 16/12, a média de pessoas voltou a aumentar e, nos últimos meses, temos uma média de 25 a 30 participantes nos encontros. Temos aproveitado para testar novos "formatos" para a organização de nossas noites “espirituais”: começamos com um tempo de 30 minutos de louvor, depois passamos à janta com discussão sobre o tema da noite e uma pequena palestra de conclusão no final. A galera tem gostado muito e novas pessoas seguem chegando e se integrando ao grupo. No dia 17/2, por exemplo, o tema foi: o culto cristão e em pequenos grupos começamos a preparar o próximo culto da Mission Jeepp que acontecerá em março; o pessoal curtiu bastante!

2. Permanências nas tardes de segundas e quartas-feiras – Voltamos a abrir a igreja duas vezes por semana com a ajuda dos intercambistas brasileiros. As pessoas entram para visitar, alguns entram para orar, recebemos visitas e pessoas vem conversar conosco. Continuamos usando o espaço da igreja para aulas de conversação de francês para estrangeiros, incluindo Abbass, um refugiado iraniano que está pedindo asilo na França e precisa encontrar logo um novo local para morar.

3. Maison d’Unité – Nos meses de janeiro e fevereiro tratamos sobre a Igreja Ortodoxa, sobre o Concílio Vaticano II da Igreja Católica, assistimos o filme Lutero e seguimos com nossas sessões do Curso Alpha. No dia 8 de fevereiro, realizamos o Retiro do Espírito Santo Alpha, no qual alguns jovens do Grupo A Plus também participaram – passamos um dia maravilhoso juntos, com tempos fortes de conversas e oração. Depois do encontro é visível a mudança na vida das pessoas que participaram. Glória à Deus!
Neste período nós já começamos as conversas para organizar a continuidade do projeto no ano de 2020-21. A partir das nossas observações e avaliações, uma mudança proposta é de haver também uma república para que os estudantes possam realmente compartilharem as suas vidas. Tal realidade não acontece na casa de estudantes porque dividem o espaço com mais de 100 outras pessoas. Mas os encontros continuação no mesmo lugar, mesmo porque, em janeiro nós começamos a reorganizar a capela da casa para os nossos encontros.

4. Cultos da Mission Jeepp nas paróquias de Lyon – No dia 2/2 celebramos o culto da Mission Jeepp em Bourgoin, uma cidade próxima a Lyon (esta comunidade também é parceira local do projeto). Fomos 11 guerreiros a pegar o trem cedo em um domingo chuvoso de inverno. Foi um tempo muito abençoado, fomos muito bem recebidos e também pudemos abençoar aquela comunidade. Cada vez mais temos reduzido nossa participação como protagonistas nos cultos para dar espaço para os jovens que acompanhamos ganhem autonomia para liderar. 
Novamente a pregação foi feita por David, que também tem se disposto a assumir novos papéis de liderança com a Mission Jeepp e também com sua comunidade local (ele fará parte do novo presbitério de sua comunidade a partir de março). Outro jovem que tem se engajado bastante é Gerard, que já havia participado da formação à pregação entre novembro e dezembro e teve a oportunidade de pregar pela primeira vez em um culto na Igreja Luterana de Lyon em janeiro. Agora no final de fevereiro Gerard parte como um dos responsáveis em um retiro de adolescentes que acontecerá na Comunidade de Taizé. Para informação, tanto David quanto Gerard fazem parte de nosso Grupo de Ação.

Atividades Extras

Noite de louvor e testemunho: No dia 25/1 participamos do encerramento das celebrações da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em uma das igrejas Católicas de Lyon com mais presença na cidade. Na ocasião tivemos a presença de uma dezena de jovens ligados à Mission Jeepp e pudemos testemunhar em dois momentos diferentes sobre o nosso trabalho. Vale destacar que fomos os únicos a ter mais de uma intervenção na noite.

Grupo de Ação: No dia 23/1 realizamos nossa última reunião com nosso Grupo de Ação, para apresentar algumas propostas de trabalho e contar com a opinião deles. Contudo, ficou muito claro para nós durante o encontro a imaturidade de alguns jovens e sua dificuldade de compreenderem algumas estratégias missionárias. Isso mostra que precisamos investir mais tempo na sua preparação.

Grupo de Acompanhamento e Comité de Pilotagem: No dia 24/1 tivemos a reunião com o grupo de acompanhamento: falamos de nossa situação na França; nosso trabalho nos últimos meses; falamos dos assuntos importantes a serem tratados na reunião do Conselho do Consistório no dia 30/1 e também sobre o dia da Mission Jeepp em Abril (ler mais abaixo).
No dia 6/2 tivemos a reunião do nosso Comité de Pilotagem e pela primeira vez a participação de Franck Honegger, o presidente da região Rhône-Alpes (equivalente ao pastor sinodal no Brasil). Também tivemos a presença de Seth Chancy (novo responsável da NMS pelos projetos na Europa – já tinha estado conosco em uma reunião em Outubro). Debatemos bastante sobre possibilidades para o futuro da Mission Jeepp, a possibilidade de perenizar a utilização do prédio da Igreja Luterana e possibilidades sobre o obreiro que pode nos substituir ao término da parceria em 2022. Foi uma boa reunião!

Conselho do Consistório: No dia 30/1, na reunião do conselho das igrejas protestantes de Lyon, apresentamos e discutimos a questão financeira relacionada aos próximos anos da parceria do projeto, até 2022. A proposta feita pela MZ e NMS de passarmos 6-8 meses trabalhando juntos com a pessoa que vai nos substituir, para termos um bom tempo de transição, foi aceita. Além disso, todos estão de acordo em aumentar a sua participação para que o projeto seja autônomo financeiramente depois de 2022.

Fatos Importantes

Visita à cristãos do oriente: Entre os dias 27/2 e 5/3 estaremos em Israel com um grupo de pastores, padres e líderes de diversas denominações para conhecer a realidade de diversas comunidades cristãs.

Participação na Conferência da NMS: Entre os dias 6 e 8/3 participaremos na Inglaterra da conferência proposta pela NMS para todos os seus parceiros na Europa. Durante o evento discutiremos sobre o trabalho com pequenos grupos e também o foco no trabalho com jovens e jovens adultos.

Dia da Mission Jeepp - 18 de Abril: Junto com o conselho das diferentes comunidades protestantes de Lyon (consistório) teremos no dia 18/4 um dia inteiro para falar sobre o projeto missionário aqui em Lyon, principalmente sobre a visão do trabalho, a relação com as comunidades e o futuro da missão depois do término da parceria com a Missão Zero e a NMS em dezembro de 2022.

Continue orando pelo Projeto França (Mission Jeepp)

- Para que Deus siga nos auxiliando na capacitação destes jovens líderes, principalmente aqueles que fazem parte de nosso grupo de ação.

- Pela próxima renovação de nossos vistos: eles expiram em abril/2020, mas o órgão responsável tem horário disponível para nos atender somente em junho/2020.

- Pelas nossas viagens, para que tudo aconteça em segurança.

- Por Abbass, este rapaz que está pedindo asilo na França e precisa encontrar um local para morar.

- Por um jovem casal de amigos que está esperando um bebê, já pelo quinto mês de gravidez. Em exames recentes foi detectado uma má formação do feto.

- Pelos preparativos para o dia da Mission Jeep em 18 de Abril.

Siga nossas páginas nas redes sociais e receba nossas notícias em primeira mão em francês:


 _______________ _______________


Lyon, February 25, 2020

Mission Jeepp Newsletter – January and February 2020

“I know that the Lord is great, that our Lord is greater than all gods.” 
(Psalm 135.5)

Mission Jeepp regular activities

1. A Plus Group - University Students and Young Professionals – In the previous newsletter we talked about a decreasing in the youth participation between the months of November and December, this was due to the exams in the universities that took place before Christmas. But since our Christmas party on December 16, the average number of participants started to increase, and exclusively in the last few months, we had an average of 25 to 30 participants in the gatherings. We have taken the opportunity to test new "frameworks" to organize our “spiritual” evenings: we started with a 30-minute time of worship, then we went to dinner with a discussion about some previously proposed themes and a slight closing talk at the end. The group has enjoyed it a lot and new people keep coming and they are also joining the group. On February 17, for example, the theme was the Christian worship service. We also proposed some work in small group in order to prepare the next Mission Jeepp worship service that will take place in March; and everyone liked it quite a lot!

2. Permanences on Monday and Wednesday afternoons – We keep opening the church twice a week with the help of our Brazilian exchange volunteers. People come to visit, some people just to pray, and there are people who came to talk with us. We're still using the church space to French conversation classes for foreigners, including Abbass, an Iranian refugee who is now applying for asylum in France and who needs to find a place to live as soon as possible.

3. Maison d’Unité – In January and February we discussed about the Orthodox Church, the Second Vatican Council of the Catholic Church, we watched the film "Luther" and we continued with our Alpha Course regular sessions. On February 8, we held the Alpha Retreat about the Holy Spirit, in which some young people from A Plus Group also participated - we spent a wonderful day together, with a deep moment of conversation and prayer. After the gathering, it was visible a profound change in all the participants. Glory to God! At this period, we have already started the meetings to organize the continuity of the project for the year 2020-21. From our observations and evaluations, a proposed change is that there should also exist a student colocation available for participants, so that students could really share their lives. Such a reality does not happen in the actual residence because they share the space with more than 100 other people. But the gatherings continue in the same place, because in January we started to reorganize the residences' chapel for our future moments of prayer.

4. Mission Jeepp services at Lyon Consistory Parishes – On February 2nd we celebrated Mission Jeepp service in Bourgoin, a city near to Lyon (this congregation is also a local partner of the project). We were 11 brave "warriors" that took the train early on a rainy winter Sunday. It was a very blessed time, we were very well welcomed and also able to bless that congregation. We have increasingly reduced our participation as protagonists in the services to give the opportunity to the young people we follow up to lead. 
Again the preaching was done by David, who has also been willing to take on new leadership roles with Mission Jeepp and also into his local parish (he will be part of the new church council from March). Another young man who has been very involved is Gerard, who had already participated in the preaching training between November and December and had the opportunity to preach for the first time at a service at the Lutheran Church in Lyon in January. Now at the end of February, Gerard travels as one of those responsible for a youth camp to be held at Taizé Community. Just as information, both David and Gerard are part of our Action Group.

Extra activities

Worship and testimony evening: On January 25 th we took part in the closing in celebrations of the Week of Prayer for Christian Unity in one of the well-known Catholic churches in Lyon. At the occasion, we had the presence of many youths connected to Mission Jeepp and we were able to witness in two different moments about our work. It is worth mentioning that we were the only ones to have more than one intervention at the evening.

Action Group Meeting: On the 23 January we held our last meeting with our Action Group, to expose some work proposals and to gather their opinion. However, it was extremely clear to us, during the meeting, the immaturity of some young people and their difficulty in understanding some missionary strategies. This shows that we need to invest more time in their training.

Follow-up Group and Steering Committee meetings: On January 24th we had a meeting with the follow-up group: we talked about our situation in France; our work in the past few months; we discussed about important issues to be dealt at the Consistory Council meeting on January 30th and also over the Mission Jeepp Day in April (read more below). 
On February 2 nd we met our Steering Committee and for the first time had the participation of Franck Honegger, the president of the Rhône-Alpes region. We also had the presence of Seth Chancy. We debated a lot about possibilities for the future of Mission Jeepp, the possibility of perpetuating the use of the Lutheran Church building and possibilities about the pastor or missionary who can replace us at the end of the partnership in 2022. It was a very good meeting.

Consistory Council meeting: On January 30th, at the meeting of the consistory council, we presented and discussed the financial issue related to the next years of the project partnership, until 2022. The proposal made by MZ and NMS to spend 6 to 8 months working together with the person who will replace us, to enable a good transition at the work, was approved. In addition, all the parishes agree to increase their financial participation so that the project will be financially self-reliant after 2022.

Important Facts

Visit to Christians in the Middle East: Between February 27th and March 5th we'll be in Israel with a group of pastors, priests and leaders from different denominations to get to know the reality of different Christian congregations there.

Participation at NMS Network Conference: Between March 6th and 8th we shall be in England at the conference proposed by NMS for all its partners in Europe. During the event we'll discuss about the work in small groups focusing on young people and young adults.

Mission Jeepp Day in April – April 18 th: Together with the different Protestant parishes of Lyon (consistory) we'll have on April 18 th a whole day to talk about our missionary project, mainly about the work vision, the relationship with the congregations and the future of the mission after the end of the partnership with Mission Zero and NMS, to happen in December 2022.

Continue praying for Mission Jeepp

- For God, that He continues to help us to train these young leaders, especially those who are part of our action group.

- For the next renewal of our visas: they expire in April 2020, but the responsible department has available appointment only in June 2020.

- For our trips, so that everything happens safely.

- For Abbass, this young man who is applying for asylum here in France and needs to find a place to live.

- For a young couple of friends who are now expecting a baby, already in the fifth month of pregnancy. Some recent exams showed a malformation of the fetus.

- For the preparations for the Mission Jeep Day on April 18th.

Follow our pages on the social networks and get to know our news first-hand in French:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos - Acampamento de jovens em Taizé / Youth camp in Taizé

Vídeo - Curso Alpha / Alpha Course