Texto - Revista Ressources: A Mission Jeepp / Article - Ressources Magazine: Mission Jeepp
[ENGLISH TEXT BELOW]
A MISSÃO JEEPP
A MISSÃO JEEPP
Desde setembro de 2018 a Mission Jeepp dinamiza a realidade de estudantes e jovens adultos em Lyon. Com dois missionários em tempo integral para lançar o projeto, a ideia é que até 2022 o conselho de paróquias da metrópole de Lyon desenvolva meios para o autossustento deste trabalho e assim contribua para a renovação das comunidades locais.
Parceria Internacional
Este projeto foi elaborado pelo próprio conselho das paróquias de Lyon, que convidou os missionários Mariana Erhardt e Mateus Fonseca Pereira para o desafio, os quais fizeram um estágio na Igreja Protestante Unida de Nantes entre 2015-2016. Mariana e Mateus são formados em teologia com ênfase em missão urbana e são enviados pela agência missionária luterana brasileira Missão Zero e contam com o auxílio da NMS – a Sociedade Missionária Norueguesa - para seu sustento financeiro. A NMS trabalha há muitos anos em parceria tanto com as igrejas protestantes francesas quanto com a agência brasileira, e foi ela a responsável por criar a ponte para o lançamento do trabalho em Lyon. Esta parceria entre as 3 organizações permite dividir os custos do projeto.
Preparação e primeiros passos
Ao chegarem em Lyon em setembro de 2017, Mariana e Mateus estabeleceram seu primeiro ano na cidade para conhecerem a realidade local, visitando campus universitários e as paróquias protestantes, estando praticamente todos os domingos em um culto diferente, indo conhecer algumas atividades específicas das comunidades, principalmente aquelas voltadas aos jovens e jovens adultos. Durante este tempo também aproveitaram para visitar a Capelania Universitária Protestante em Strasbourg, para estarem em alguns eventos chave e também para começarem a propor algumas atividades teste.
Leitura da realidade e constatação
O projeto nasceu com a intenção de formar uma Capelania Protestante Universitaria. Isso porque Lyon é o segundo pólo universitário da França (com mais de 150 000 estudantes em 4 universidades e outros 54 estabelecimentos de ensino superior) mas a Igreja Protestante Unida de Lyons não oferecia na época nada de significativo em termos de testemunho para alcançar esses jovens de maneira adequada. Isso se traduz em uma clara sub-representação da geração de jovens entre 18 e 30 anos nas paróquias protestantes, embora existam comunidades localizadas no coração da cidade.
Porém, após a análise inicial, duas questões do trabalho foram redefinidas:
- Para responder à realidade religiosa local entre estudantes foi percebido que o trabalho necessário seria de uma verdadeira missão, e não uma capelania (a capelania só pode existir se já existe um público a servir);
- Para poder pensar a longo prazo e ter mais chances de criar raízes rapidamente, o público alvo foi ampliado para jovens profissionais até 40 anos (como é sabido, no sistema de estudos francês os universitários gozam de uma mobilidade que permite facilmente mudança entre cidades diferentes).
Então hoje, esta missão busca particularmente alcançar e mobilizar:
- Universitários e jovens profissionais protestantes franceses que vêm estudar e trabalhar em Lyon;
- Universitários e jovens profissionais protestantes estrangeiros;
- Os muitos estudantes e jovens profissionais em busca espiritual, de todas as origens, abertos à descoberta da fé.
Base teológica
Nossa missão é promover o anúncio do Evangelho de Cristo com foco em universitários e jovens profissionais, auxiliando na revitalização das paroquias protestantes de Lyon, estimulando a visão e o engajamento missional e missionário da igreja. Para isto:
- Tentamos estabelecer uma igreja local que acolhe, forma e envia, como a igreja de Antioquia
(At 11.19-30 e At 13.1-3);
- Buscamos reler tradições cristãs e transmití-las de uma forma que faça sentido na sociedade, como no Concílio de Jerusalém (At 15.1-21);
- Acompanhamos, discipulamos e inspiramos uma nova geração de líderes cristãos, como na relação entre Paulo e Timóteo (At 16.1-5);
- Criamos pontes para conseguir proclamar o Evangelho na cultura onde a missão está inserida, como Paulo em Atenas (At 17.16-34).
Visão e plano de ação
Assim, a Mission Jeepp tem como objetivo proporcionar um ponto de múltiplos contatos para o seu público alvo:
- Proporcionar primeiramente o contato do público com Deus, na pessoa de Jesus Cristo;
- Proporcionar o contato do público com outros estudantes e jovens profissionais;
- Proporcionar o contato do público com as paróquias protestantes do Grand Lyon;
- Proporcionar o contato do público com a cidade e a sociedade na cidade de Lyon.
Para isso, nós começamos preparando um local especial para receber os estudantes e jovens profissionais. A igreja luterana de Lyon permitiu a redecoração de sua capela, de onde foi retirada a metade dos bancos e foram colocados sofás, mesas, cadeiras e um revestimento de piso, criando um espaço bem acolhedor.
Então, desenvolvemos nosso trabalho utilizando o prédio da Igreja Luterana, mas também indo além, baseados em 5 focos diferentes (durante o ano de 2019-2020):
1. Grupo A Plus – Estudantes e Jovens Profissionais
Quando os missionários chegaram em Lyon, encontraram um pequeno grupo que já se reunia duas vezes por mês nas segundas a noite e reunia um pequeno número de pessoas. Este grupo foi o ponto de partida da missão e então, a partir de janeiro de 2018 foram feitas as primeiras tentativas de avanço e o grupo começou a se encontrar todas as semanas e a intercalar encontros conviviais e encontros espirituais. Essa iniciativa deu bons resultados e hoje este grupo chega a reunir mais de 30 pessoas.
2. Permanências
Duas tardes por semana, a igreja luterana é aberta entre 15h-18h e durante este período os missionários estão à disposição para acompanhar os jovens ou então as pessoas podem vir para utilizar o espaço para descansar, usar a internet, ter um tempo de tranquilidade, beber um café ou também para estudar.
3. Cultos nas paróquias protestantes de Lyon
Cultos preparados e celebrados pelos jovens do Grupo A Plus nas paróquias de Lyon a cada dois meses.
4. Trabalho ecumênico
Atividades (principalmente o Curso Alpha) realizadas na casa de estudantes St Bernard, ligada à Universidade Católica de Lyon nas terças-feiras a noite. Para o ano 2019-2020 este trabalho se transformará na Maison d’Unité (Casa da Unidade), visando proporcionar a vivência comunitária e o acompanhamento para estudantes de confissões cristãs diferentes, em parceria com a capelania de estudantes da Universidade Católica de Lyon.
5. Estabelecimento do Grupo de Ação
O grupo de ação é formado por alguns jovens do Grupo A Plus. A ideia é acompanhar este grupo de perto e discipulá-lo para que estas pessoas se tornem novos líderes, capacitados a servir tanto na Mission Jeepp quanto nas paróquias protestantes de Lyon.
A relação com as paróquias do consistoire de Lyon
A Mission Jeepp tem o objetivo de propor suas atividades principalmente durante a semana, para que nos finais de semana os jovens possam se envolver nas diferentes paróquias. Isso porque vemos como muito importante esta relação, a qual pode ser representada neste círculo virtuoso:
Parceria: As paróquias, em parceria com a missão, colocam seus líderes de 18 a 40 anos a serviço da Missão Jeepp, de forma a acelerar suas ações, a fim de ampliar seu alcance e impacto.
Evangelismo: A Missão Jeepp promove ações de treinamento e evangelismo, a fim de capacitar os membros das paróquias e alcançar os estudantes universitários e jovens profissionais.
Treinamento: Os estudantes e jovens profissionais que chegam à Mission Jeepp são treinados e direcionados para as paróquias, onde serão motivados a se engajar e contribuir ativamente.
Revitalização / Renovação: Esses estudantes e jovens profissionais que mantêm contato com a Missão Jeepp, após serem treinados, podem contribuir para o processo de revitalização e renovação das comunidades protestantes.
Futuro
Em junho de 2019 um encontro de avaliação, já previsto desde o início do projeto, reuniu os missionários e representantes da Missão Zero, da NMS, do conselho das comunidades de Lyon e da igreja Protestante Unida em nível nacional para analisar o caminho percorrido e validar a extensão da sua fase de implantação até 2022. Alguns ajustes foram propostos na relação entre os parceiros e algumas situações ainda precisam ser estudadas com mais detalhes, mas foi unânime o desejo de seguir investindo neste trabalho com a esperança de ver florescer em Lyon uma nova geração de líderes e reverberar o impacto causado pelo anúncio das boas novas do Reino de Deus nas paróquias protestantes, nas universidades, na cidade de Lyon e além.
Siga nossas páginas nas redes sociais e receba nossas notícias em primeira mão em francês:
_______________ _______________
THE MISSION JEEPP
Since September 2018, Mission Jeepp has been energizing the reality of students and young adults in Lyon. With two missionaries dedicated full-time to launch the project, the idea is that by 2022 the Consistory of Grand Lyon will develop independent ways to continue this work, in partnership with the parishes involved, and thus contribute to the continual renewal of local congregations.
International Partnership
This project was conceived by the Consistory of Lyon, who invited the missionaries Mariana Erhardt and Mateus Fonseca Pereira to the challenge, who did an internship at the Protestant United Church of Nantes between 2015-2016. Mariana and Mateus have a bachelor in theology with a special emphasis on "urban mission" and were sent by the Brazilian Lutheran missionary organization "Missão Zero" and are widely supported by NMS - Norwegian Mission Society. NMS has worked for many years in partnership with both the French Protestant Churches and the Brazilian organization, and was responsible for creating the bridge to launch the work in Lyon. This partnership between these 3 organizations allows to share the costs of the project.
Preparation and the first steps
Arriving in Lyon in September 2017, Mariana and Mateus established themselves at the city and used their first year to get to know better the local reality and background, visiting university campuses and the Protestant parishes, being practically every Sunday in a different service, participating at some specific activities of the congregations, especially those activities aimed at the young people and the young adult public. During this time, they also took the opportunity to visit the Protestant University Chaplaincy in Strasbourg and to take part at some key events and also to start proposing some trial activities.
Reality understanding and some conclusions
The project was born initially with the intention of forming a Protestant University Chaplaincy in Lyon. This happens due the fact that Lyon is France's second university biggest center (with more than 150000 students split into 4 universities and 54 other superior education institutions), however the United Protestan Church didn't propose any kind of significant initiative in terms of testimony to reach out to the youth. This represents a sub-representation of the generation between 18-30 years old inside the parishes, even if some of those parishes are located at the central area of the town.
However, after an initial analysis, two questions about the work were redefined:
- In order to respond to the local religious reality among university students it was realized that the necessary work be to created needed to be a "real mission", and not a chaplaincy (a chaplaincy can only exist if there is already a public to serve);
- In order to be able to think long-term and be more likely to stablish roots quickly, the target audience has been expanded in scope to young professionals up to 40 years old (as it is known, in the French educational system university students enjoy a mobility condition that allows them to move easily from one city to another).
Nowadays, this mission particularly aims at reaching and mobilize:
- French Protestant students and young professionals who come to study or work in Lyon;
- Foreign Protestant students and young professionals who live in Lyon;
- The different students and young professionals currently in a spiritual reaserch, from all backgrounds, who are open to discover the Christian faith.
Theological basis
Our mission is to promote the proclamation of the Gospel of Christ with a special focus on university students and young professionals, helping to revitalize the Protestant parishes in Lyon, stimulating their vision and the missionary engagement at the church. To put it on practice:
- We try to establish a local church that welcomes, trains people and sends them, like as in the church in Antioch (Acts 11.19-30 et Acts 13.1-3);
- We seek to re-interpret Christian traditions and transmit them in a way that makes sense in the society, as at the Jerusalem Council (Acts 15.1-21);
- We follow-up, disciple and inspire a new generation of Christian leaders, as in the relationship between Paul and Timothy (Acts 16: 1-5);
- We create bridges to be able to proclaim the Gospel in the culture where the mission is inserted on, like as Paul in Athens (Acts 17.16-34).
Vision and action plan
Thus, Mission Jeepp aims to provide a place of multiple contacts for its target audience:
- To provide first of all the contact of the public with God, in the person of Jesus Christ;
- To provide the contact of the public with other students and young professionals;
- To provide the contact of the public with the Protestant parishes of "Grand Lyon";
- To provide the contact of the public with the city and society in the city of Lyon.
In order to do it, we started by preparing a special place to welcome the students and young professionals. The Lutheran church in Lyon allowed the rearrangement of its chapel, from which half of the old benches were removed and sofas, tables, chairs and a new floor covering were placed, creating a very comfortable space.
So, nowadays we developed our work using the building of the Lutheran Church of Lyon, but also going further, based on a 5 different axes diagram (for the year 2019-2020):
1. A Plus Group – University Students and Young Professionals
When the missionaries arrived in Lyon, they found a group that already met twice a month on Monday evenings and gathered a few people. This group was the starting point of the mission and then, from January 2018, the first attempts to advance were made and the group began to meet every week and to intercalate convivial gatherings and spiritual gatherings. This initiative has given good results and today this group gathers more than 30 people.
2. Permanences
Specifically at two afternoons a week, the Lutheran church stays open between 3 pm and 6 pm and during this period the missionaries are available to follow-up the young people. People can also come to use the space to rest, to use the internet, to take a quiet time, to drink some coffee or also to study.
3. Services at the Protestant parishes of Lyon
The services are prepared and celebrated by A Plus group at the different parishes of Lyon's Protestant Church each two months.
4. Ecumenical work
Activities (mainly focused on the Alpha Course) take place at St Bernard student residence, linked to the Catholic University of Lyon on Tuesday nights. For the year 2019-2020 this work will become the Maison d’Unité (House of Unity), aiming to provide a fellowship experience and to provide support for students of different Christian denominations, in partnership with the chaplaincy of students of the Catholic University of Lyon.
5. Establishment of the "Action Group"
The "Action Group" is formed by some young people from A Plus group. The idea is to follow-up this group quite closely and to disciple them, so these people shall become new leaders, able to serve both at Mission Jeepp and at the Protestant parishes in the region.
Relationship with the parishes from the Consistory of Lyon
Mission Jeepp has as primary objective to propose these activities mainly during the week, so that during the weekends young people can get better involved at the different parishes. This happens because we see this relationship as very important, which can be represented in this virtuous circle:
Partnership: The parishes, in partnership for the project, put their 18 - 40 year-old leaders at the service of Mission Jeepp, in a way to accelerate its actions in order to amplify its outreach and impact.
Evangelism: Mission Jeepp promotes actions for training and evangelism, in order to empower the parish members and to reach out to the university students and young professionals.
Training: The students and young professionals who arrive at Mission Jeepp are trained and directed to the parishes, where they will be motivated to get engaged and contribute actively.
Revitalization/Renewal: These students and young professionals who keep contact with Mission Jeepp, after being trained, can contribute to the process of revitalization and renewal of the parishes.
The future
In June 2019, an evaluation meeting, already planned since the beginning of the project in Lyon, gathered together the missionaries and representatives from Missão Zero, NMS, the Consistory of Lyon and of the national level of the United Protestant Church of France to analyze the progress made and to validate the extension of the implementation phase until 2022. Some adjustments were proposed in the relationship between partners and some situations still need to be studied deeply in more detail, but there was a unanimous desire to continue to invest in this work with the hope of seeing a new generation of leaders raising up in Lyon and reverberating the impact caused by the announcement of the good news of the Kingdom of God in Protestant parishes, universities, the city of Lyon and beyond.
Follow our pages on the social networks and get to know our news first-hand in French:
Comentários
Postar um comentário